Répteis - Características gerais, evolução, hábitos de vida e curiosidades!

By Fábio Xavier - 04:20

Os répteis são animais vertebrados que possuem o corpo com escamas. Outra característica típica desses seres vivos é o fato de sua temperatura corporal variar conforme a temperatura do ambiente em que estão. Assim, quando está frio, o corpo apresenta uma temperatura baixa e, ao esquentar, ele também se aquece.
Répteis costumam ser encontrados em ambientes terrestres. Alguns também podem ser vistos nos troncos ou copas de árvores, dentro da água, ou mesmo caminhando em nossas paredes, como é o caso das lagartixas. Geralmente eles põem ovos com casca.
Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas. Todos possuem cauda e alguns também apresentam uma carapaça. Isso dependerá, basicamente, do grupo ao qual pertencem.

Evolução dos Répteis

Répteis surgiram há cerca de 310–320 milhões de anos durante o Carbonífero. No sentido tradicional do termo, répteis são animais com escamas ou escutelo, põem ovos de casca duro em terra, e possuem metabolismo ectotérmico. Assim definido, o grupo é parafilético, excluindo animais endotérmicos como aves ou mamíferos que descendem de répteis primitivos. Uma definição de acordo com nomenclatura filogenética, que rejeita grupos parafiléticos, inclui aves ao mesmo tempo que exclui mamíferos, e os seus ancestrais répteis semelhantes a mamíferos. Assim definido, Reptilia é idêntica a Sauropsida.
Apesar de poucos répteis serem predadores de topo, muitos o foram no passado. Os répteis têm uma história evolutiva extremamente diversificada que levou a sucessos biológicos, tais como dinossauros, pterossauros, plesiossauros, mosassauros e ictiossauros.

Hábitos de vida dos répteis

Os répteis possuem hábitos distintos variando de espécie para espécie. São todos ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. Por isso a variedade e quantidade de répteis é maior nas regiões tropicais e quentes do mundo. E por essa razão também muitas espécies tem o costume de tomar "banho de sol", por que precisam do calor externo para regular a sua temperatura.

Os hábitos alimentares variam muito. Muitas espécies são carnívoras e estão no topo da cadeia alimentar como por exemplo o crocodilo-de-água-salgada e a sucuri. Outras são insectívoras como por exemplo a lagartixa e o camaleão. Outras espécies como a tartaruga-de-galápagos e a iguana-marinha são herbívoras.

A tartaruga-de-pente é uma espécie de réptil que acasala a cada dois anos em ilhas remotas ao longo de sua área de distribuição. Após o acasalamento as fêmeas se dirigem para uma praia próxima ao local de acasalamento onde fazem os seus ninhos e colocam seus ovos. Logo após cobre-os com areia e retornam ao mar. Seus filhotes assim que saem dos ovos durante a noite dirigem-se imediatamente ao mar atraídos pelo reflexo da lua na água.

Existem espécies de répteis migratórios como boa parte das tartarugas marinhas. Outras vivem em rios espreitando grandes animais e caçando-os em emboscadas como por exemplo o crocodilo-do-nilo.

A maior parte dos répteis, como a tartaruga-de-pente põem seus ovos mas não cuidam dos filhotes. Mas alguns répteis como os crocodilianos são capazes de cuidar deles. A fêmea do crocodilo-de-água-salgada possui uma das mordidas mais poderosas da natureza mas, mesmo assim, é capaz de gentilmente pegar seus filhotes um a um com a sua boca e levá-los até a água.

Curiosidades sobre os répteis

Os répteis são animais adaptados para viverem no meio terrestre e também no meio aquático. O nome réptil vem do latim “reptare”, que significa rastejar.

A principal característica dos répteis é a locomoção por rastejamento. Isso acontece porque os membros locomotores desses animais são situados no mesmo plano do corpo.

Os répteis também têm pele seca, com escamas e carapaças. Podemos dividir os répteis em quatro grupos: Testudinata (tartarugas), Squamata (serpentes e lagartos), Rhynchocephalia (tuatara) e Crocodilia (crocodilos e jacarés).

Vamos conhecer agora algumas curiosidades sobre o comportamento desses animais:

1 – Há sinais de que os primeiros répteis do mundo tenham surgido no Período Carbonífero, há cerca de 340 milhões de anos.

2 – As espécies de mamíferos e aves evoluíram dos répteis.

3 - Os répteis são animais de sangue frio.

4 – A maioria das espécies de répteis é ovípara, ou seja, coloca ovos.

5 - camaleões, laxartixas e iguanas são tipos de lagartos.

6 - O maior réptil do mundo é o crododilo de águas salgadas, que pode chegar a 8 metros.

7 – Dados indicam que as serpentes matam cerca de 40.000 pessoas por ano no mundo.

8 – No Brasil, a serpente mais venenosa é a coral-verdadeira.

9 – As tartarugas existem há 215 milhões de anos.

10 – As tartarugas podem viver cerca de 100 anos.

Na fauna brasileira

 Na fauna brasileira nós temos de Répteis: jacaré, tartaruga, cobra jiboia, cobra cascavel, cobra coral, sucuri e jararaca.


NÓS DO THE VERTEBRATUS AGRADECEMOS A SUA VISITA AO NOSSO BLOG E ESPERAMOS QUE VOLTE MAIS VEZES, ESPERAMOS QUE TENHAMOS CONTRIBUÍDO PARA O SEU APRENDIZADO E ISSO É TUDO POR HOJE!

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments